A 16ª Mostra da Produção Universitária: Pesquisa e Inovação para a Sociedade

                                                                     

Com o intuito de destacar o forte compromisso da Universidade Federal do Rio Grande – FURG com a democratização da Educação Superior, que se tem concretizado por meio da proposição de estratégias e políticas inclusivas, a 16ª edição da Mostra da Produção Universitária – MPU/FURG apresenta o tema “Pesquisa e Inovação para a Sociedade. Dentre os compromissos assumidos pela FURG para a construção de uma Universidade plural e democratizada, destacam-se a ampliação do acesso à Educação Superior, a viabilização da permanência qualificada dos estudantes, a implementação de políticas específicas para o ingresso dos grupos historicamente excluídos, a acolhida das diferentes culturas e a celebração da diversidade. Estas alternativas sustentam e movem a 16ª Mostra da Produção Universitária.

                                                                          

Tendo como foco a Pesquisa e a Inovação, em 2017, o evento busca evidenciar a investigação científica e a disseminação de seus resultados, os quais são estratégicos para o desenvolvimento e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais e regionais. Nesse contexto, o objetivo da 16ª. MPU é mostrar que a FURG vem buscando responder a esses desafios, realizando inúmeros projetos de pesquisa nas várias áreas do conhecimento, tendo sempre como norteadora a vocação institucional para o ecossistema costeiro e oceânico, particularmente na busca de soluções que se ocupem das interações entre seres humanos e natureza e da sustentabilidade, nas suas dimensões social, ecológica, econômica, cultural e político-institucional. O evento também busca mostrar que a pesquisa na FURG é realizada por diferentes unidades educacionais e órgãos suplementares e conta sempre com a participação dos seus estudantes de graduação e pós-graduação, pois a Universidade entende que é seu compromisso manter a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

 

 

Objetivo da Mostra

 

A Mostra da Produção Universitária - MPU tem por objetivo a divulgação, a promoção e o acompanhamento dos diversos trabalhos em nível de graduação e pós-graduação, desenvolvidos por participantes de projetos/programas da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e outras Instituições de Ensino Superior – IES. Criada em 2002, busca incentivar o desenvolvimento da pesquisa, do ensino, da extensão, da inovação tecnológica e da cultura na Região Sul do Rio Grande do Sul, criando um ambiente acadêmico propício à troca de experiências e aperfeiçoamento de metodologias.

 

Eventos que integram a Mostra da Produção Universitária

 

26º Congresso de Iniciação Científica (CIC)

Espaço para divulgar, promover e acompanhar os trabalhos de iniciação científica e tecnológica, desenvolvidos por estudantes de graduação da FURG e de outras IES, principalmente da região sul.

20º Seminário de Extensão (EXT)

Espaço para divulgar as ações de extensão e apresentar trabalhos nas linhas temáticas de Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho.

19º Encontro de Pós-Graduação (EPG)

Espaço para divulgar, promover e acompanhar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos por estudantes junto aos Programas de Pós-Graduação da FURG e de outras IES, principalmente da região sul.

13ª Feira de Inovação Tecnológica (FITec)

Espaço para divulgar as produções técnico-científicas voltadas a inovação e desenvolvimento tecnológico da FURG e de outras IES; e promover as ações das empresas juniores, projetos de pré-incubação e empresas da incubadora de base tecnológica da FURG – Innovatio.

12º Seminário de Ensino (ENS)

Espaço para socializar os resultados (parciais ou finais) de projetos que visem auxiliar nos processos formativos dos estudantes dos cursos de graduação. São consideradas ações de ensino cursos de apoio pedagógico (áreas básicas ou formação complementar), oficinas de aprendizagem, grupos de estudo, atividades de tutoria, projetos cujo foco seja a formação profissional, entre outros.

4º Simpósio de Cultura

Espaço para divulgar e apresentar trabalhos e projetos que desenvolvem ações e pesquisas nas áreas das artes visuais e culturais, através de exposições, mostras de vídeo, oficinas e palestras.

  

Abrangência

 

A Mostra da Produção Universitária destina-se a alunos da FURG e de outras universidades da região que desenvolvam ações de pesquisa, ensino e extensão sob a orientação de profissional, docente, pesquisador ou técnico administrativo em educação de Instituições de Ensino Superior. Com isto, pretende-se divulgar os resultados de suas atividades, e prover um ambiente acadêmico-científico que propicie o conhecimento dos trabalhos realizados, bem como de suas metodologias de pesquisa, ensino, extensão, inovação tecnológica e artístico-cultural, desenvolvidos na zona sul do estado do Rio Grande do Sul.