A 15ª Mostra da Produção Universitária: Diferentes aprendizados, múltiplos saberes

 

Com o intuito de destacar o forte compromisso da Universidade Federal do Rio Grande – FURG com a democratização da Educação Superior, que se tem concretizado por meio da proposição de estratégias e políticas inclusivas, a 15ª edição da Mostra da Produção Universitária – MPU/FURG apresenta o tema “Diferentes aprendizados, múltiplos saberes.” Dentre os compromissos assumidos pela FURG para a construção de uma Universidade plural e democratizada, destacam-se a ampliação do acesso à Educação Superior, a viabilização da permanência qualificada dos estudantes, a implementação de políticas específicas para o ingresso dos grupos historicamente excluídos, a acolhida das diferentes culturas e a celebração da diversidade. Estas alternativas sustentam e movem a 15ª Mostra da Produção Universitária.

                                                                          

Tendo como foco o Ensino, em 2016, o evento busca evidenciar os processos educativos, em articulação com a pesquisa e a extensão. A partir de uma perspectiva dialógica prevê a promoção de espaços de interlocução acerca das diversas possibilidades pedagógicas nos itinerários formativos dos estudantes de graduação, e suas bases epistemológicas. Ao fomentar o debate, se deseja estabelecer relações articuladas e mobilizar a reflexão conjunta sobre a premente ruptura paradigmática com as racionalidades vigentes, estimulando, assim, a produção de conhecimentos a partir de diferentes lógicas, contrariando motivações produtivistas e unilaterais. Nesta perspectiva, buscar novos sentidos para o ser/fazer Universidade, de modo protagônico, como parte do projeto de desenvolvimento de uma Educação Superior orientada por princípios contra-hegemônicos, é um dos caminhos possíveis para inovar a Pedagogia Universitária, descentralizar a produção de saberes e promover uma formação acadêmico-profissional de fato inclusiva.

 

 

Objetivo da Mostra

 

A Mostra da Produção Universitária - MPU tem por objetivo a divulgação, a promoção e o acompanhamento dos diversos trabalhos em nível de graduação e pós-graduação, desenvolvidos por participantes de projetos/programas da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e outras Instituições de Ensino Superior – IES. Criada em 2002, busca incentivar o desenvolvimento da pesquisa, do ensino, da extensão, da inovação tecnológica e da cultura na Região Sul do Rio Grande do Sul, criando um ambiente acadêmico propício à troca de experiências e aperfeiçoamento de metodologias.

 

Eventos que integram a Mostra da Produção Universitária

 

25º Congresso de Iniciação Científica (CIC)

 

19º Seminário de Extensão (EXT)

 

18º Encontro de Pós-Graduação (EPG)

 

12ª Feira de Inovação Tecnológica (FIT)

 

11º Seminário de Ensino (ENS)

 

3º Simpósio de Cultura (SimCult)

  

Abrangência

 

A Mostra da Produção Universitária destina-se a alunos da FURG e de outras universidades da região que desenvolvam ações de pesquisa, ensino e extensão sob a orientação de profissional, docente, pesquisador ou técnico administrativo em educação de Instituições de Ensino Superior. Com isto, pretende-se divulgar os resultados de suas atividades, e prover um ambiente acadêmico-científico que propicie o conhecimento dos trabalhos realizados, bem como de suas metodologias de pesquisa, ensino, extensão, inovação tecnológica e artístico-cultural, desenvolvidos na zona sul do estado do Rio Grande do Sul.