Lucia Regina Nobre, a extensionista homenageada da 17ª Mostra da Produção Universitária, comumente conhecida por “Lucinha”, é uma mulher forte, questionadora e determinada ao defender seus ideais, além de muito dedicada à FURG e comprometida ao trabalhar para a transformação social através da extensão universitária. É graduada em Administração de Empresas (2003), Especialista em Gestão Ambiental em Municípios (2007)  e mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, todos pela FURG. Militante, questiona as desigualdades sociais, os preconceitos e as diferentes formas de opressão e luta contra sua manutenção, defendendo e construindo, cotidianamente, relações dialógicas e democráticas, que primam pela justiça, em um mundo efetivamente humano, ético e solidário.

 

Lucinha é Técnica Administrativa em Educação e vem atuando na FURG, desde 1999, em diferentes setores. A Secretaria de Administração e Recursos Humanos e a Superintendência de Pesquisa foram os primeiros locais em que esteve trabalhando desde sua vinda da Universidade Federal de Santa Catarina. De 2005 a 2009, foi Superintendente de Administração e Manutenção dos Campi, período em que era possível encontrá-la, no Campus Carreiros, na madrugada, se um poste tivesse pego fogo, colando fitas antiderrapantes para uma solenidade ou atuando como segurança se um reforço fosse necessário. Naquela época, era comum ouvi-la falar sobre eletricidade, segurança, saneamento, estudando e se envolvendo nas atividades ao lado dos colegas, demonstrando sua dedicação, zelo e comprometimento com esta Instituição. A organização das formaturas na “Bolha” e a estrutura da Feira do Livro também são marcantes na trajetória da Lúcia. Desde 2010, vem atuando em Projetos de Extensão ligados ao Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (NUDESE) da FURG, coordenando projetos que integram ensino, pesquisa e extensão e que envolvem, especialmente, Economia Popular Solidária e Cooperativismo junto a grupos de pescadores e pescadoras, artesãos e artesãs, catadores e catadoras, entre outros grupos atendidos pelo Nudese.  As associações, comunidades de pesca, o manejo com os alimentos, as catadoras da separação de resíduos sólidos e os grupos de artesanato são os novos sujeitos e cenários deste momento de sua trajetória. Lucinha, inspirada em Paulo Freire (referência que a encanta e ensina), vive com uma naturalidade espantosa, amorosidade e rigor metódico, sem negar os conflitos e dificuldades deste processo: a Interdisciplinaridade. Entre os anos de 2013 e 2016, atuou como Diretora de Extensão, vivenciando tempos de valorização da extensão no país e estando à frente das discussões nos espaços regionais e nacionais para a formulação de políticas e programas. Nesse período, protagonizou, junto à PROEXC e ao Comitê de Extensão, as primeiras discussões acerca da creditação da Extensão como componente curricular na formação discente. Também iniciou os diálogos e a consulta pública que culminaram na aprovação da Política de Extensão Universitária da FURG, em dezembro de 2015.

Dedicamos nossa homenagem, na 17ª Mostra da produção Universitária, à Lucinha, Lucia Regina Nobre, por sua atuação destacada à Extensão, em especial, ao desenvolvimento de ações de empoderamento das comunidades e seus saberes e fazeres populares.